Home Empresa Mergulho Certificação Científico
Home
Empresa
Mergulho
Certificação
Científico
Pescando Limpo


Prevenção é a Regra!

       Em nossa sede dispomos de uma oficina, onde realizamos consertos e manutenção preventiva de coletes, reguladores e instrumentos, inspeção visual de cilindros, teste hidrostático (terceirizado), e contamos com uma estação de recarga de cilindros (ar comprimido). 

      A manutenção preventiva é a melhor forma de se evitar surpresas desagradáveis durante os mergulhos.


 CLIQUE AQUI
E CONFIRA NOSSOS PREÇOS PARA
MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS



Conservação dos Equipamentos de Mergulho 

      Sempre lave seu equipamento com água doce corrente ou deixe-os de "molho" em um tanque ou algum tipo reservatório com água limpa após os mergulhos deixando-os secar a sombra. Isto evitar a formação de cristais de sal que danificará principalmente as borrachas.

      Nunca deixe os equipamentos secando ao sol e não lave ou pelo menos, evite lavar os equipamentos em um local com água já utilizada.

      As manutenções preventivas são simples e eficiente, mas não substituem as revisões periódicas. 

Máscara, Snorkel e Nadadeiras 

      Depois do uso, nunca deixe os equipamentos básicos (máscara, snorkel, nadadeiras) expostos ao sol. Isso pode provocar  ressecamento e perda de elasticidade, prejudiciais às partes de borracha ou silicone, após o uso devemos tomar as seguintes providências.

      Lave-os com água doce corrente, deixando-os secando a sombra.

      Tenha certeza que não há restos de areia nos cantos internos da máscara, principalmente quando o mergulho for efetuado em praia. 
Pequenos grãos de areia localizados entre a lente e o corpo da máscara podem facilitar o ressecamento ou rachaduras nessas áreas, aumentando a possibilidade de problemas futuros.

      Guarde-o em local arejado para evitar a formação de fungos. Não secar a máscara com pano ou papel, isso pode provocar micro arranhões na lentes.
Armazenar a máscara em recipiente próprio para evitar deformação da saia e rachaduras no corpo. As nadadeiras devem ser guardadas em posição horizontal. Não deixe uma nadadeira sobre a outra para evitar deformações.

      Caso o mergulhador não tome os cuidados necessários para limpeza de seus equipamentos, acarretando o surgimento de fungos, coloque a máscara e/ou snorkel em recipiente com água clorada por alguns minutos, lavando-os em seguida, com detergente neutro para eliminar o cheiro de cloro.



Colete Equilibradores (BC)

      Esgotar toda a água salgada que esta dentro do colete em seguida lavar toda a parte externa do colete e encher o colete com 1/3 de água doce pelo botão de desinflar, complete o restante com ar e chacoalhe. Purgue para retirar a água com toda a sujeira indesejada de seu interior, deixando a mesma, sair pelo pelo botão
de desinflar e pela(s) válvula(s) de exaustão rápida. 

      Este procedimento contribui na limpeza interna e dificultará a formação de cristais de sal e oxidação das molas internas de alívio.

      NUNCA encha as câmaras de seu BC totalmente com água, pois isto poderá contribuir para o enfraquecimento da solda eletrônica da câmara e você poderá ter problemas futuros.

     Coloque-o para secar à sombra.
Lubrifique o engate rápido com graxa de silicone. Guarde o colete parcialmente inflado em local arejado, para evitar colamento das paredes internas.

      Uma dica para saber se toda a água salgada foi eliminada do colete é testar o sabor da água quando for inflá-lo novamente. Se você notar um gosto de água salobra, convém repetir a operação.

Reguladores

      Seque o chapéu-de-bruxa e posicione-o no local correto, com a parte mais longa cobrindo a entrada de ar. Nunca use o ar comprimido para secar o filtro do primeiro estágio diretamente, isso provocaria penetração de umidade. Ao checar a pressão do cilindro, nunca solte o console no ar, deixando que ele bata no chão, isso poderia provocar o rompimento do eixo do manômetro;  

      O regulador deve ser lavado apenas com água corrente ou posto
de molho por alguns minutos, evitando-se porém que o botão de purga do segundo estágio seja apertado acidentalmente.

      Não o coloque de frente para um jato d'água. Deixe a água corrente passar por sua superfície e interior. Sendo Yoke ou DIN, deixe a tampa de proteção do filtro do 1º estágio.

      Quando você observar no filtro do seu primeiro estágio pontos verdes ou vermelhos, leve-o o mais rápido possível a uma oficina especializada. Isso é indicação de que houve alguma penetração de água no sistema interno.

      Depois da lavagem, roscas, engates e o'rings devem ser lubrificados com graxa de silicone. Já as mangueiras podem ser lubrificadas com silicone spray. Finalmente, pendure o regulador em um local arejado, preferencialmente pelo primeiro estágio ou de alguma outra forma que distribua o peso por todas as mangueiras.




Roupa de Mergulho

      Lave a roupa de neoprene apenas com água doce corrente. Você pode deixá-la de molho na água (sem qualquer produto químico) por até um dia inteiro. Não deixe a roupa de molho por um período mais longo do que este. Uma espécie de "limo" pode surgir nas paredes de borracha. Se a roupa for guardada nestas condições, o resultado será a formação de fungos que podem provocar sérias irritações de pele. 

     Após sua lavagem, coloque a roupa para secar na sombra. Deixe-a pendurada (em um cabide com ombreiras largas para não danificar a roupa) para que a água escorra. Primeiro, do lado interno, onde há maior acúmulo de água. Depois do lado externo.
Caso a roupa tenha duas peças, pendure-as em cabides separados para secar;

      Se for uma roupa semi seca, quando ela já estiver seca, lubrifique seu zíper de metal para evitar o desgaste comum neste tipo de zíper. Um bom protetor de zíper é vendido pelas boas marcas que fabricam estas roupas, é desaconselhável o uso de parafina ou cera de abelha nos dentes.

      Jamais dobre a roupa ao guardá-la, para que não formem vincos ou rugas no neoprene. tais vincos ou rugas acabam virando rachaduras com o tempo, abreviando a vida útil da roupa. O ideal é que ela seja colocada em um cabide e pendurada em local arejado. No caso das roupas de duas peças, depois de secas, ambas podem ser penduradas no mesmo cabide.
 
      Cuidados ao vestir a sua roupa de neoprene:

      Toda a roupa de mergulho e principalmente aqueles modelos que possuem selantes nas extremidades podem gerar certa dificuldade ao vestir, na passagem dos pés e mãos. 

      Para não forçar as costuras nas extremidades (punhos e tornozelos) recomendamos as seguintes ações para aumentar a vida útil das costuras nestas regiões: 

      A) Dobrar a parte de borracha para a face externa da roupa e após vesti-la voltar o lado de borracha para a pele.

      B) Lubrificar a parte inferior interna da perna e dos punhos, onde aplica-se a borracha sem nylon; utilizando água e shampoo, para que o pé e a mão possam deslizar mais facilmente.

      C) Outra opção muito comum é utilizar sacolas plásticas para calçar os pés e mãos; este método auxiliará deslizando mãos e pés sem forçar as costuras nas regiões das extremidades.







Consoles - Profundímetros, Computadores,  Manômetros e Bússolas

      Lave com água doce e deixe secando a sombra. Em algumas ocasiões, bússolas podem apresentar uma bolha em seu interior, e o motivo disso, é a exposição prolongada ao sol. Isso acontece quando o equipamento está montado no barco e pega sol diretamente. 







Cilindros de Mergulho

      Durante sua lavagem, verifique o boot (quando existir). Devido ao tipo e formato, ele normalmente contribui para a oxidação (cilindros de alumínio) ou ferrugem (cilindros de aço), e rotineiramente devemos-se estar atendo as condições do cilindro onde o boot encontra-se preso. 

       Cilindros podem apresentar boa aparência na parte exposta, e, no entanto, a parte onde o boot se fixava, estar totalmente degradada.

      Realizar a inspeção visual anualmente e o teste hidrostático a cada cinco anos.


Facas e materiais cortantes 

       Algumas facas apresentam bastante ferrugem após um simples mergulho. Pode se retirar a ferrugem com produtos específicos para esse fim e em seguida aplicar uma fina camada de graxa de silicone para evitar a oxidação nos próximos mergulhos, o mais importante é que o instrumento esteja sempre afiado.

Lanternas

     Antes de realizar um mergulho noturno, adote os seguintes procedimentos. Remova os o'rings utilizando um objeto sem ponta ou de ponta arredondada. Examine cuidadosamente os o'rings, procurando por cortes, vincos ou qualquer coisa que possa prejudicar a total vedação da lanterna.

     Lubrifique os o'rings com graxa de silicone, usando apenas os dedos, de forma que eles fiquem brilhantes, não exagere. Lubrifique as canaletas onde ficam instalados os o'rings. Antes disso, remova eventuais pêlos, grãos de areia ou graxa velha, utilizando, de preferência, um pincel de cerdas firmes.


     Certifique-se ao colocar os o'rings em suas canaletas, de que nenhum corpo estranho ficou preso na graxa de silicone. Antes de fechar a lanterna, verifique se os contatos não estão com algum tipo de corrosão. Se a lanterna tiver tampa de rosca, coloque a tampa e gire no sentido anti-horário até sentir ou ouvir um click. Ele indica que a rosca está encaixada corretamente. Só então gire a tampa no sentido horário para concluir o fechamento;

     Lanternas com tampa acrílica transparente, toda a extensão dos o'rings deve ficar em contato com a tampa, formando uma trilha mais brilhante. Lanternas com fechamento do tipo engate rápido, verifique se os o'rings estão na posição correta antes de fechá-la.

      Caso haja alagamento durante o mergulho, remova as baterias o mais rápido possível e mergulhe a lanterna em um recipiente com água doce.  Nunca feche a lanterna em locais escuros, onde você não possa ver exatamente o que está fazendo. Esse descuido é responsável pela maioria dos alagamentos.


Voltar

Rua Maria Tanure Amora, Cond. Jardim Tiririca, Rua Um n° 60 - Itaipu - Niterói - RJ - CEP. 24340-190
Tel. (21) 2608 2006 / 98625 5116  tdf@tempodefundo.com.br
Copyright © 2009/2016 Tempo de Fundo - Atividades Subaquática

Site Map